8 DE MARÇO, DIA DA MULHER: 3 escritoras que você precisa conhecer! - Ex-libris Amélias

segunda-feira, 8 de março de 2021

8 DE MARÇO, DIA DA MULHER: 3 escritoras que você precisa conhecer!

Em homenagem ao dia da mulher, trouxemos três escritoras maravilhosas que vale a pena você conhecer!



OCTAVIA E. BUTLER



Octavia Estelle Butler foi uma escritora afro-americana nascida em 22 de junho de 1947 na Califórnia, Estados Unidos. Conhecida por seus romances de ficção científica, Octavia fez história ao revolucionar o gênero - que é majoritariamente dominado por homens brancos -, escrevendo histórias que retratam problemas sociais como racismo e preconceito. Através de suas obras com ambientações e personagens marcantes, Octavia conquistou o mundo da ficção científica abrindo portas para outras escritoras no gênero.

Algumas de suas principais obras:
Kindred (1979)
Série: Xenogênese (1987)
Série: Semente da Terra (1993)



         CONCEIÇÃO EVARISTO



Nascida em 29 de novembro de 1946 em Belo Horizonte, Conceição Evaristo é uma romancista, poeta, contista. Ativista de movimentos de valorização da cultura negra no Brasil, teve sua infância e adolescência difíceis e marcadas pela miséria. Suas obras retratam a vivência de mulheres negras no cotidiano brasileiro e denuncia as desigualdades raciais e de gênero no país, com uma narrativa para a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira. Atualmente, Conceição é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutora em Literatura Comparada pela UFF.

Algumas de suas principais obras:
Ponciá Vicêncio (2003)
Becos da memória (2006)
Poemas da recordação e outros movimentos (2008) 
Insubmissas lágrimas de mulheres (2011)
Olhos d'agua (2014)



JULIET MARILLIER



Juliet Marillier nasceu em Dunedin, na Nova Zelândia, uma cidade que se destaca pelas sólidas tradições escocesas. Devido ao forte laço com os costumes celtas, Juliet cresceu ouvindo histórias e músicas tradicionais de sua região, e que influenciaram diretamente em sua escrita. Licenciou-se em Linguítica e Música na Universidade de Otago, foi professora, cantora de ópera e regente de coral. Atualmente a autora dedica seu tempo integralmente aos seus trabalhos literários focados no gênero Fantasia Histórica. É internacionalmente conhecida por sua famosa série Sevenwaters, e com ela ganhou vários prêmios. Sevenwaters, além de ser escrito por uma mulher, deve ser destacado por focar inteiramente nas mulheres da família principal da série. Em um contexto fantasioso, vamos encontrar temas que abordam honra, confiança, coragem, amor verdadeiro, assim como também perversidade, falsidade, covardia e ódio. Aqui no blog você pode ler a resenha do primeiro livro da série "Filha da Floresta".


Algumas de suas principais obras:

Saga Sevenwaters: A Filha da Floresta (2000), O Filho das Sombras (2001), A Filha da Profecia (2002), O Herdeiro de Sevenwaters (2009), A Vidente de Sevenwaters (2011).

Série Wildwood: A Dança da Floresta (2008) e O Segredo de Cibele (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir