quinta-feira, 27 de agosto de 2020
Sobre o Blog Ex-Libris Amélias
Somos um blog literário formado por seis alunas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. O blog surgiu como uma atividade da disciplina de Teoria e Prática da Leitura, ministrada pela professora Bárbara Carneiro.
Neste blog, nós focaremos especialmente na literatura feminina, nas histórias escritas por mulheres, na vida e obra de autoras. Sem dúvidas, é nítido no mercado literário que os livros escritos por mulheres, independente do gênero, infelizmente não possuem o mesmo espaço que os livros escritos por homens. Durante toda a história da escrita, muitas mulheres sentiram-se ou foram de fato forçadas a esconder-se por trás de pseudônimos masculinos para poderem publicar suas obras, sob a ameaça de uma sociedade preconceituosa com a escrita feminina.
No século XIX, as irmãs Bronte, consagradas escritoras inglesas, começaram sua carreira na escrita usando o pseudônimo de “Irmãos Bell”. Aos 21 anos de idade, Mary Shelley publicou o clássico “Frankenstein” de forma anônima e, mais tarde, ao revelar-se como autora do livro, recebeu inúmeras criticas questionando-a sobre a real autoria do obra. Para a época, a ideia de que uma mulher escrevera um livro de terror envolvendo questões científicas e filosóficas era inconcebível.
Como mulheres e leitoras, todos esses fatos envolvendo as autoras e suas obras nos motivaram a escolher a literatura feminina como tema do nosso blog, com o objetivo de divulgar e enaltecer as autoras e suas belas histórias. O nome do blog, “Ex-Libris Amélias”, também tem um significado especial. Ex Libris, que significa "livro de" e Amélias, em alusão à personagem Amélia, o estereótipo da mulher submissa retratada na música “Ai que saudades da Amélia” de Ataulfo Alves, um clássico da música popular brasileira. Na música “Desconstruindo Amélia”, a cantora Pitty faz uma crítica a esse termo, criando uma nova Amélia, uma mulher que, cansada de ser personagem secundária da própria vida, resolve ser livre e viver de acordo com seus próprios desejos.
"E eis que de repente ela resolve então mudar / Vira a mesa, assume o jogo / Faz questão de se cuidar (Uhu!) / Nem serva, nem objeto / Já não quer ser o outro / Hoje ela é um também"
As postagens no blog serão feitas todas as terças, quintas e sábados. Às terças, serão postadas resenhas de livros, às quintas, postaremos conteúdos diversificados como dicas para o leitor, curiosidades literárias, listas e afins. E aos sábados teremos uma programação especial com participação de convidados.
Nossa Equipe:
Andreza, 25 anos, estudante de Biblioteconomia. Ler no meio da multidão é meu refúgio, em horas e locais inusitados, espontaneidade. "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Caroll e escrever diários definem minha infância. Gosto de clássicos, contos, crônicas, fantasia, distopias... sem limites para o que despertar o meu interesse. :)
Bom, eu me chamo Bianca Évila, tenho 19 anos de América do Sul e atualmente estou cursando o 2° semestre em Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará. Minhas primeiras experiências literárias começaram ainda na infância. Me lembro de quando estava na alfabetização e consegui ler sozinha um parágrafo de um livro de contos religiosos para crianças, a felicidade foi tão grande que nem cabia no peito. Após isso fui lendo pequenos contos e gibis, até que finalmente chegou o livro que foi o divisor de águas. Ele se chama O mistério da professora Julieta, era um paradidático da escola e foi o primeiro livro que eu li, e que quanto mais páginas eu lia, mais páginas queria ler, ansiando pelo desfecho da história. Depois desse episódio a coisa desandou e hoje eu tenho uma paixão enorme pela leitura. Gosto principalmente de livros de fantasia, suspense e romance. É uma experiência única você poder sair da sua realidade e visitar um mundo totalmente diferente apenas correndo os olhos pelas páginas de um livro.
Oi, tudo bem? Meu nome é Eduarda, tenho 20 anos, atualmente cursando Biblioteconomia na UFC, e já pensado em outras possibilidades 😉. Livros sempre foram presentes em minha vida, mas só embarquei em uma jornada literária aos 11 anos quando encontrei os gêneros da minha vida, fantasia e sobrenatural. E assim, entreguei-me ao universo mágico dos livros sem nem me questionar, no qual sigo intensamente. Ainda estou focada em finalizar minha lista de leituras e desejados de 2012. Estou conseguindo? Talvez, só... talvez. Agora, um pouco mais velha, busco me aventurar em outros gêneros e vivenciar outras realidades proporcionadas pela literatura.
Me chamo Letícia, tenho 25 anos, trabalho como monitora de transportes coletivos (via GPS) e atualmente estou cursando o 2º semestre de Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará, e mais importante, sou da casa Corvinal. Sobre minha experiência literária, eu não saberia dizer em que momento eu comecei a ter paixão pela leitura, ou um livro que tenha marcado um ponto de transição, minha memória é realmente péssima! Mas tenho lembranças de mim na infância lendo gibis da Turma da Mônica, historinhas bíblicas e contos de fadas. Apesar da idade, eu ainda tenho um apego a literatura juvenil; romances, fantasias e sagas são os temas mais encontrados em minha estante. Hoje eu até já não leio tanto quanto gostaria, mas me considero uma entusiasta, acho livros fascinantes e acredito no poder da leitura.
Oi, me chamo Thammyris, tenho 27 anos, sou estudante de biblioteconomia da UFC. Não sei precisar em que momento fui apresentada aos livros, parece que eles sempre estiveram por aqui, amo ler desde sempre, leio qualquer coisa, menos livros de terror porque não consigo parar de imaginar as cenas 😅. Se eu já amava ler quando criança, durante a adolescência Harry Potter reafirmou essa paixão por livros. Por fim acabei encontrando com uma pessoa que também ama livros e atualmente eu e meu companheiro temos mais de 500 livros, sonho com o dia de poder ter aquelas estantes de bibliotecas com escada, sabe? Sigo sonhando com a biblioteca perfeita e comprando livros com cada dinheirinho que tenho 😅
Olá, meu nome é Victória, tenho 19 anos e atualmente sou estudante do segundo semestre do curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará. Como leitora, minha primeira experiência marcante acredito ter sido por volta dos 12 anos de idade, ao ler “Percy Jackson”, primeira saga da minha vida e que despertou em mim o interesse pela leitura. Desde então, surgiram livros que mudaram minha maneira de pensar e ver o mundo, como os da saga "Harry Potter" que me ensinaram sobre valores muito importantes como amizade e coragem. Meus gêneros preferidos atualmente são ficção científica (especialmente as distopias), fantasia e algumas (muitas) vezes livros históricos ganham minha atenção. Apesar de ter iniciado a vida literária um pouco mais tarde do que a maioria das pessoas eu reconheço o poder transformador dos livros e acredito que eles são como uma fonte de poder, capazes de quebrar barreiras e construir pontes, sem qualquer distinção de gênero, cor ou sexualidade, exigindo nada mais do que apenas a curiosidade de quem estiver disposto a se aventurar pelas páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário