terça-feira, 1 de setembro de 2020
EXTRAORDINÁRIO | R. J. PALACIO
O ponto de vista de uma criança que, ciente de sua estranheza e de seu deslocamento no mundo, cria um manifesto em favor da gentileza.” Veja.com
Raquel formou-se em ilustração na Parsons School of Design e construiu uma célebre carreira como diretora de arte de várias grandes editoras de livros, projetando milhares de capas para inúmeros escritores de todos os gêneros.
Extraordinário, é o seu romance de estreia e já vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo, está na lista de best-sellers do New York Times e foi adaptado para o cinema em 2017 arrecadando 305,6 milhões em bilheteria mundial.
Extraordinário é um livro infanto-juvenil que conta a história de August Pullman e sua experiência no primeiro ano na escola. Ser o aluno novo normalmente não é nada fácil, todos os olhares estão em você, e mesmo Auggie que sempre estudou em casa, sabe bem como é a sensação. Isso porque o garoto nasceu com uma síndrome genética que causa deformidade facial e mesmo que tentassem fingir, ele percebia todos os olhares e caretas que faziam quando ele passava. Os primeiros anos de Auggie não foi nada fácil, marcados por diversas idas a hospitais para a realização de cirurgias, além de sofrer com outras problemas de saúde o que acarretou em uma infância complicada e conturbada para o menino e sua família.
Aos 10 anos, com uma saúde estável e sem mais complicações, os pais de Auggie decidem que está na hora do filho ir para uma escola tradicional. Por causa de sua aparência e de já ter ciência da maldade das pessoas em lidar com a estranheza, Auggie não se sente muito confiante com a ideia, mas com um pouco relutância, ele acaba aceitando o desafio e essa nova jornada vai lhe proporcionar situações desagradáveis, como era esperado, mas também muitas surpresas positivas.
O livro é narrado pelo ponto de vista do personagem principal e em alguns capítulos por outros personagem secundários, são capítulos curtos e de fácil compreensão o que a torna a leitura leve e dinâmica; para uma pessoa que gostaria de embarcar no mundo da leitura, e não sabe por onde começar, essa seria uma ótima indicação! Mas não é só isso que me faria indicar este livro, a primeira obra de R. J. Palacio além de ser bem escrita, possui uma história cativante e comovente, nos faz refletir sobre o significado de empatia, a importância de um apoio familiar, boas amizades e a aprender a enxergar o lado bom em situações negativas.
Eu comprei o livro em 2014, mas não fui a primeira a lê-lo, quem pegou primeiro foi minha mãe, que nem é uma típica leitora, mas se sentiu interessada pela proposta. Em seguida, minha irmã mais nova, que tinha aproximadamente a mesma idade que o personagem quando fez a leitura, ambas se emocionaram com a história, e quando foi a minha vez, eu entendi o porquê. Pouco tempo depois, foi anunciado que a obra literária seria adaptada para a telas de cinema e nós três fomos apreciar e se emocionar mais uma vez com a jornada de August Pullman.
Como dito anteriormente, esse é um livro infanto-juvenil, narrado pelo ponto de vista de uma criança, mas afirmo que essa história pode, e deveria ser lida por todas as idades, assim como aconteceu com minha família. A autora foi muito hábil na construção de seus personagens, abordando diferentes pontos de vista de como uma pessoa com um aspecto atípico pode impactar na vida de cada um, além de levantar discussões importantes como o preconceito, intolerância e o bullying que são atitudes cruéis, porém ainda muito comuns na sociedade. Vale muito a pena a leitura e a reflexão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário