sábado, 22 de maio de 2021
A QUEDA DOS ANJOS, TRILOGIA FIM DOS DIAS | SUSAN EE
Um mundo invadido por anjos maléficos, dominado por gangues, seitas e supersticiosos, são os elementos que compõem o mundo pós-apocalíptico criado pela autora Susan EE na trilogia Fim dos Dias.
Em uma ambientação parecida com The Walking Dead, ou The Last of Us para os mais chegados aos jogos eletrônicos, acompanhamos a trajetória por sobrevivência de Penryn, uma garota de 17 anos e sua família composta por sua mãe e irmã. Diferente da maioria dos livros do gênero fantasia/sobrenatural jovem adulto, a protagonista de A Queda dos Anjos já tinha responsabilidades e habilidades antes mesmo de enfrentar o novo mundo ocupado por anjos do Apocalipse. Penryn desde a tenra idade cuidou de sua mãe com esquizofrenia, além de sua irmã, que após um incidente ficou paraplégica aos dois anos de idade. E sem a ajuda efetiva de seu pai, a garota teve que arcar com todas as responsabilidades de sua família. Devido a algumas das crises de sua mãe, Penryn foi obrigada por ela a estudar defesa pessoal, então, dessa forma, as dificuldades ao longo do livro serão um pouco amenizadas diante de todos esses fatores envolvendo a protagonista.
[...] a única coisa que realmente me convence de que o apocalipse chegou são os smartphones esmigalhados sob os meus pés. Nada menos que o fim do mundo faria nossos amantes de tecnologia ecologicamente conscientes jogarem seus últimos apetrechos eletrônicos na rua. É praticamente um sacrilégio, mesmo que agora não passem de peso morto. (EE, Susan. 2016, p. 9)
Além de Penryn, vamos acompanhar a jornada de Raffe, um dos anjos apocalípticos que após alguns contratempos perde suas asas, e logo após se vê forçado a ser um companheiro constante de Penryn. Já a protagonista não consegue proteger sua irmã a tempo de ser sequestrada, e enxerga em Raffe a possibilidade de resgata-la. Assim, dois inimigos terão que formar uma aliança para alcançar os objetivos de ambos.
Quanto mais avançamos na trama, mais personagens são adicionados ao quebra-cabeça desenvolvido pela autora. Tudo muito bem elaborado onde os personagens estão presos em uma rede complexa de intrigas e disputas. Traições do passado vão se embaralhar com as do presente e muitos segredos escondidos viram a tona até que todas as pontas soltas sejam amarradas e se possa entender os motivos que levaram os anjos a invadir o mundo.
Em 280 páginas, Susan EE nos entrega um livro com uma escrita fluida, em primeira pessoa, com quarenta e sete capítulos curtos - alguns com apenas duas páginas. Acredito que pela autora também ser diretora de filme, utilizou um recurso que eu não lembro de já ter lido. Em alguns capítulos as cenas são "cortas" pela metade e sua continuação se dá no capítulo seguinte, e com isso, a sensação que eu tinha era de estar assistindo um filme. Achei bacana, e apesar de eu não curtir capítulos curtos, não me incomodei de ler eles nesse livro. Outro ponto que talvez envolva a segunda profissão de Susan, é o acréscimo de uma dose de ficção científica, e sim, tem essa segunda subtrama na trilogia. No primeiro momento não é um aspecto muito explorado nessa primeira parcela, mas no final fica subentendido que esse tema será bem mais explorado a partir do segundo.
Os dias de nos curvar e recuar para preservar a vida se repetem há semanas. A vida humana agora é a mercadoria mais barata que existe, com uma exceção. Anjos estão deitados lado a lado com os humanos, como bonecos de pano espalhados num cenário. (EE, Susan. 2016, p. 267)
A Queda dos Anjos é finalizado com uma reviravolta, então se você for ler ele já prepara o segundo para ler logo em seguida! Gostei de tudo que foi proposto e entregue na primeira parte da trilogia, principalmente os laços de companheirismo que foi desenvolvido ao longo de toda trama, e espero ansiosamente que os demais livros sejam tão bons quanto o primeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário