domingo, 2 de maio de 2021
VIAJANTES DO ABISMO | NIKELLEN WITTER
Elissa Faina Till é a mais velha de quatro irmãs com quem mora em Alva Drão, uma pequena cidade no interior do turbulento continente de Tríplice República, que atravessa uma eminente crise política, além da destruição causada pelo avanço das areias do deserto, que avançam misteriosamente e rapidamente sobre as cidades.
Com a irmã mais nova, Teodora, Elissa compartilha o amor pela ciência e trabalha em conjunto na botique farmacéutica da família. Juntas elas realizam experimentos em um pequeno laboratório montado por elas buscando enriquecer as receitas da famílias com avanços alquímicos.
A narrativa se desenvolve principalmente em torno de Elissa, a partir do momento em que grupos com distintos interesses políticos iniciam uma revolução contra o governo - com a qual a protagonista se envolve muito mais do que o esperado. Enquanto combates iniciam-se em Alva Drão, uma mulher bate na porta da família Till, oferecendo ajuda em nome de um conhecido da família, com a promessa de levá-los a um lugar seguro. A partir desse dia, a vida de Elissa e sua família muda completamente: ela passa de uma simples curandeira para peça chave de uma grande revolução.
Com sua teimosia, curiosidade e coragem, Elissa levanta a bandeira da esperança e alia-se aos mais improváveis personagens para lutar pela paz no continente, ao mesmo tempo em que tenta descobrir o motivo da devastação da natureza do planeta - um problema muito maior do que parece.
Já a chamavam de bruxa sem que ela expressasse qualquer magia. Era bruxa por incomodar por ser mulher, por estar onde não devia, por curar gente, por liderar pessoas.
A autora mostra uma escrita criativa, com personagens bem diferentes entre si e desenvolvidos na medida certa. Tyla, dona do bordel, melhor amiga e principal aliada de Elissa, é uma mulher excêntrica com um senso de humor diferente. As duas constroem uma amizade improvável que se torna fundamental para o desenrolar da história. A amizade Tyla e Elissa é excêntrica e um dos fatores que mais acrescentam na leitura, por sua leveza e comicidade.
Já Teodora, irmã cientista e parceira de trabalho de Elissa, tem certa semelhança de personalidade com a irmã e prefere seus experimentos a companhia de outros humanos. Junto com Elissa, Teodora trabalha para descobrir a razão do mal funcionamento do ecossistema do mundo.
A história tem inúmeros pontos positivos e pouquíssimos pontos negativos na minha opinião – que não valem ser ditos aqui por motivos de: spoiler.
Uma mistura de aventura e fantasia, com sutis críticas sociais e personagens excêntricos, Viajantes do Abismo é uma leitura para se devorar rapidamente, sem deixar de lado a qualidade e originalidade de uma excelente obra digna de continuação. É pra quem quer ler uma boa história original, com muitos elementos interessantes, sem ter que se comprometer com uma saga ou sequência de livros.
O planeta está doente e vai morrer, mas nós estamos todos tão insanos que só conseguimos pensar em salvar as ideias que tínhamos para o mundo quando ele era sadio. A paz poderia nos ajudar mas ela está muito longe. Muito longe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário