O PARAÍSO SÃO OS OUTROS | VALTER HUGO MÃE - Ex-libris Amélias

domingo, 27 de setembro de 2020

O PARAÍSO SÃO OS OUTROS | VALTER HUGO MÃE

  


   Este livro nasceu de um outro livro de romance do mesmo autor, que é português chamado "A desumanização" e tem como cerne refletir sobre a expressão popular de Sartre "O inferno são os outros." Valter conta que passagem que o levou a criação deste livro foi a seguinte: "O inferno não são os outros, pequena Halla. Eles são o paraíso, porque um homem sozinho é apenas um animal. A humanidade começa nos que te rodeiam, e não exatamente em ti. Ser-se pessoa implica tua mãe, as nossas pessoas, um desconhecido ou a sua expectativa. Sem ninguém no presente nem no futuro, o individuo pensa tão sem razão quanto pensam os peixes. Dura pelo engenho que tiver e perece como um atributo indiferenciado do planeta. Parece como uma coisa qualquer."

     O paraíso são os outros é uma história contada a partir do olhar de uma menina sobre os casais, sobre os pares e sobre a vida. A escrita de Valter Hugo Mãe é delicada, parece que cada palavra foi pensada profundamente antes de ser escrita. E apesar de ser um livro infanto-juvenil tem muito a ensinar para nós adultos! Como este trecho: "Os bichos só são feios se não entendermos os seus padrões de beleza. Um pouco como as pessoas. Ser feio é complexo e pode ser apenas um problema de quem observa." 

    Este livro nos leva a uma reflexão sobre o amor, mas não só o amor romântico. Pela doce e leve narrativa de uma menina aprendemos sobre as diversas formas de amar, se relacionar e ser um par. Esta edição da Biblioteca azul conta com ilustrações do próprio autor e vêm acompanhadas de uma nota muito linda do mesmo. Enfim, isso é tudo que eu posso dizer sem contar pra vocês toda a história. Meu intuito é que vocês saibam que é um livro que vale muito, muito, muito, muito a pena e os demais títulos do autor também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir