sábado, 12 de setembro de 2020
JORNADA LITERÁRIA T01E02 - Letícia Alcântara | GUERREIROS DA VIDA, MARCIA KUPSTAS
Olá! Prazer caro leitor, eu sou mais uma entre tantas Leticias e atualmente curso Farmácia numa faculdade privada. Por meio do convite da Eduarda, estou aqui para partilhar alguns centavos do início da minha jornada literária junto a uma obra marcante escrita por uma mulher com você, se assim permitir. Sinceramente, meu primeiro contato com o universo literário foi amargo durante as leituras obrigatórias das aulas de português, porém, ao passar do tempo, o dever foi a ponte que me proporcionou descobrir o lado divertido de ler e abraçar títulos incríveis.
O livro Guerreiros da vida é uma dessas tais obras marcantes a qual indico. Escrito por Marcia Kupstas, graduada em letras pela Universidade de São Paulo, e publicado pela editora Melhoramentos em 2007, este título aborda sobre a luta contra o câncer personificada no garoto Ulisses que pendura as luvas de goleiro nas vésperas do torneio escolar para dividir a mente e o coração com as incertezas da vida e da morte.
Ao longo de 13 capítulos e 141 páginas, as experiências do narrador personagem, Ulisses, e a iniciativa de outra personagem nos apresenta a um grupo que aplaca a dor compartilhando seus medos em voz alta seja na forma de lágrimas solitárias, camadas de deboche ou uma boa dose de esperança e bom humor.
O enredo conduz a reflexão acerca da importância do tratamento precoce e seus resultados a nível celular e físico, dos conflitos psicológicos e emocionais que gritam na mente do paciente e dos familiares, do estigma social e da representação de milhares de pacientes e, acima de tudo, pessoas reais na essência de cada personagem. A sensação que permanece nas últimas páginas é que o tempo foi curto tanto para conhecer mais a respeito de pessoas tão complexas quanto para se despedir de alguns com memórias mais profundas. É isto caro leitor, espero ter aguçado a sua curiosidade e desejo que nos momentos críticos da vida, assim como os guerreiros e as guerreiras da trama, você não permita que "a pior doença: o silêncio e o medo" ( KUPSTAS, 2007, p.53) consigam dominar o seu ser e sentir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário