terça-feira, 6 de outubro de 2020
EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS | CLARE VANDERPOOL
Clare Vanderpool é uma autora norte-americana de livros para crianças. Clare começou a ler com apenas 5 anos de idade e escrever aos 6, quando publicou seu primeiro poema no jornal da escola. Seu primeiro romance, Minha Vida Fora dos Trilhos, foi premiado com a medalha John Newbey pela melhor contribuição de literatura Americana para crianças, tornando-se a primeira autora estreante a atingir o feito em trinta anos. Seu segundo livro, Em Algum Lugar nas Estrelas, foi eleito um dos Printz Honor Books em 2014.
Situado um pouco após o fim
da segunda guerra mundial, "Em Algum Lugar nas Estrelas" conta a história de Jack
e Early, dois garotos com sentimentos em comum que constroem uma amizade inesperada durante uma tocante aventura.
Após a perda de sua mãe, Jack é enviado pelo pai – um militar da marinha – para um colégio interno para garotos no Maine. Além da ausência do pai, Jack se sente triste pela perda da mãe – que ele acredita ser em parte sua culpa –, ele não consegue fazer novos amigos facilmente no internato, não conseguindo se adaptar ao lugar.
Early, por sua vez, é um garoto de solitário apaixonado por números que “mora” no armário do zelador e é visto como estranho pelos colegas. Ele possui uma personalidade muito peculiar: escuta um artista diferente de acordo com o clima, refuta tudo que as outras pessoas considerem verdade e acredita que o número Pi e sua sequência de números contam uma história.
Early se recusa a acreditar que o número é finito e que tende a diminuir com o tempo, – como ensina seu professor de matemática –, afirmando que Pi não está desaparecendo, apenas está perdido.Inesperadamente Jack e Early
formam uma dupla que se completa em suas diferenças e individualidades. Nas
férias do internato, ambos motivados pela dor da perda de entes queridos e diante da confusão de sentimentos em seus corações, os dois partem em uma aventura de barco pelo Maine à
procura de Pi, mas não só isso, à procura também de respostas para questões em aberto dentro deles mesmos.
"Senti a inquietação crescer dentro de mim. Não queria ficar sozinho com a tristeza, a chuva e os fantasmas do passado. Sabia que seguiria Early onde quer que ele fosse. Ele pode se perder e me levar junto, mas é melhor do que ficar perdido e sozinho. Era o que eu pensava, pelo menos."
Ao longo do livro, a história de Pi é contada independentemente em capítulos intercalados com os demais, que relatam sua aventura em busca das respostas para sua própria existência. Desse modo, a história de Pi se interliga com a dos garotos uma vez que ambos estão navegando em busca de respostas para questões de suas vidas, além dos personagens (exóticos) que aparecem ao longo da história e dos pequenos (porém importantes) acontecimentos, que deixam cada vez mais pistas sobre o que os meninos desejam encontrar. Durante a viagem de barco os garotos compartilham experiências, sentimentos e amadurecem juntos conforme avançam pelos rios do Maine.
“Em Algum Lugar nas Estrelas” é um livro delicado, emocionante e poético com 300 páginas que passam em um piscar de olhos. É uma história tocante sobre perdas, reencontros e aprendizados, com lições profundas incorporadas na aventura de duas crianças em um barco em busca de curar de algum modo as suas dores e encontrar a si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário